Correio Popular Notícia



Hemocentro precisa de novos doadores de sangue

Data da notícia: 02/08/2012
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20120803-151.jpg[/IMG] >O hemocentro de Ji-Paraná atende vários municípios da região central do estado

(Josias Brito) Com o objetivo de ajudar no aumento do estoque de sangue em Ji-Paraná, o Hemocentro iniciou esta semana a intensificação na coleta de sangue para aumentar as baixas nas doações, que ocorreram no mês de junho e julho, período de férias escolar. A equipe do Hemocentro de Ji-Paraná vem realizando a arrecadação de doações de sangue no município, para evitar a falta do produto, tanto nos hospital públicos, como nos particulares.
Com um estoque de aproximadamente 400 bolsas por mês, o Hemocentro em Ji-Paraná, que atende a demanda dos hospitais municipais e particulares na extensão de Jaru a Presidente Médici, novamente convoca a população para ser solidária a doação de sangue. Entre as condições básicas para contribuir, o cidadão precisa estar entre os 18 e 65 anos e ter peso acima de 50 quilos.
De acordo com a assistente social Marta Isabel, todos os dias, pessoas comparecem ao hemocentro para a doação, mas no mês de julho este número diminuiu devido o período de férias. ?Precisamos sempre da ajuda da população, pois a qualquer momento podemos zerar nosso estoque conforme a urgência dos hospitais?, ressaltou.
Além de campanhas, que não tem previsão para serem realizadas, a equipe está mantendo contato com os doadores, através do telefone, para ampliar o número de bolsas de sangue no estoque. A assistente social informou que o estoque de sangue no hemocentro do município está equilibrado e, não há registro de falta de bolsa no estoque durante este ano. Segundo Marta Isabel, as campanha tem como meta aumentar o número de doações de sangue periodicamente. ?A intenção do projeto é conscientizar a população e voluntários da necessidade existente em Ji-Paraná e região de bolsas de sangues no estoque?, enfatizou.
Marta disse ainda que qualquer pessoa, em boas condições de saúde, poderá doar sangue. ?O procedimento de doação é bem simples, depois do cadastramento a pessoa passará por uma entrevista que avalia as condições ideais de doação, em seguida é retirada uma bolsa com aproximadamente 450 milímetros de sangue. Todas as etapas duram cerca de 30 minutos. Os homens podem doar de dois em dois meses, até quatro vezes ao ano e as mulheres de três em três meses, até três vezes ao ano.

DOAÇÃO - Em apenas 15 minutos, tempo estimado normalmente para cada coleta, uma única unidade pode beneficiar vários pacientes. Uma pessoa adulta tem em média cinco litros de sangue e em uma doação são coletados no máximo 450 ml. Vale destacar que esta quantidade de sangue retirada não afeta a saúde por que a recuperação é imediata após a doação.
O cadastro é feito na sede do Hemocentro de Ji-Paraná, localizada na Avenida Clovez Arraez, antiga Vilagran Cabrita, em Ji-Paraná, ou durante campanhas realizadas na região Central do Estado de Rondônia. ?A pessoa que doar sangue estará realizando um ato solidário essencial para o tratamento de pacientes que necessitam de doação?, destacou Francisca Fátima.

PRAZO PARA DOAÇÃO ? Para ser um doador, a pessoa deve estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 68 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos, pesar no mínimo 50 quilos, estar descansado ou ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas, estar alimentado, evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial.

Fonte:






Noticia vista 1599 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.